Regras de convivência em condomínio: veja um manual de segurança!

Mulher cumprimenta casal com as regras de convivência em condomínio

As pequenas atitudes positivas do dia a dia são fundamentais para garantir bom relacionamento em uma comunidade. À vista disso, as regras de convivência em condomínio buscam evitar conflitos e impor soluções que sejam favoráveis à manutenção da segurança local. Por isso, se o condomínio que você administra tem passado por dificuldades, ler este artigo pode ajudar a encontrar uma solução coesa. Aqui, falaremos sobre o que não pode deixar de ser prioridade quando se busca resguardar o bem-estar de todos. Prossiga a leitura!

6 regras de convivência em condomínio que ampliam a segurança

1- Reforço da cordialidade

Síndicos e demais funcionários do condomínio devem apostar como regra número 1 para segurança a cordialidade. Desejar bom dia, oferecer ajuda e mostrar-se disponível para atender tende a deixar o clima de convivência melhor.

Desta maneira, quando o respeito estiver em primeiro lugar, a ponte entre a administração, na figura do síndico, e condôminos será reforçada. Ações de segurança poderão ser discutidas para o benefício de todos sem que isso seja compreendido como tom de ofensa ou intimidação.

2- Moderação do barulho

O controle do barulho faz parte das regras de convivência em condomínio na medida em que o descumprimento causa malefícios a toda comunidade. Por isso, períodos de mudança e festa devem ser comunicados à administração local anteriormente. Essa atitude permite que todos fiquem conscientes dessas atividades antes mesmo que elas sejam iniciadas.

3- Controle dos acessos

Sem dúvidas, o controle de entrada e saída da área que corresponde ao condomínio deve ser uma preocupação efetiva do síndico. O visitante precisa ser identificado antes que entre no local. Essa afirmação também considera que entregadores, fiscais de energia e outros profissionais também sigam esta regra.

Ao controlar a entrada de pessoas desconhecidas como condôminos, fica garantida a idoneidade do profissional da portaria, outros funcionários e dos moradores.

4- Respeito às instalações de circuito interno

Dentre as regras de convivência em condomínio, o respeito às instalações de circuito interno é uma das principais. Na medida em que o circuito interno de câmeras é responsável por fazer o completo monitoramento do local, o produto delas, a exemplo de filmagem e captação de áudio, pode ser usado como prova em processo judicial para verificação de dados.

O síndico deve ter ciência das regras de uso deste modelo de sistema de segurança e quando acessar às gravações.

5- Contribuição para manutenção de alarmes

Tal qual as câmeras do circuito interno, os alarmes também são instrumentos fundamentais para a segurança. Eles são acionados sempre que alguma ação representa risco para os condôminos. Além disso, dificultam a entrada de pessoas mal-intencionadas.

Embora seja considerado um modelo de aplicação antiga, com o objetivo de atribuir mais segurança ao local, ainda desempenha completa funcionalidade. Por conta disso, a contribuição para a manutenção de alarmes está entre as regras de convivência em condomínio.

6- Seguimento das normas básicas de proteção

Por fim, outra regra de convivência é a atenção às normas de segurança. Neste caso, todos, tanto condôminos, quanto funcionários, não devem romper com as regras de segurança. Principalmente, o foco deve ser na portaria, onde números úteis, a exemplo de polícia e corpo de bombeiros, precisam ficar visíveis. Além disso, as instruções de emergência também devem ser seguidas na hipótese de ocorrer imprevistos no condomínio.

Contrate uma empresa especializada em segurança!

Entendeu quais são as regras de convivência em condomínio que contribuem para a segurança? O Grupo Proseg é uma empresa de segurança no Rio de Janeiro que realiza segurança patrimonial e segurança eletrônica para o seu condomínio. Temos mais de 30 anos de experiência no ramo! Caso opte pela segurança eletrônica, dispomos de soluções personalizadas para cada cliente. Entre em contato conosco e implemente nossos serviços no condomínio que você administra!

Se gostou deste artigo, não deixe de acompanhar outros que se encontram no blog do Grupo Proseg. Confira nossos conteúdos exclusivos!