Vai abrir um comércio? Analise 3 fatores de segurança e garanta sua proteção!

Homem que acabou de abrir um comércio sorri para a foto

Abrir um comércio não é tarefa fácil. Além de resolver questões burocráticas, é preciso se atentar a outros fatores sobre a localização escolhida. O ponto comercial precisa ser próximo de onde o público-alvo reside e seguro o bastante para evitar riscos à integridade de clientes e funcionários.

Você, futuro empreendedor, deve observar as condições de proteção antes de escolher o melhor lugar para instalar seu negócio no quesito segurança. Continue lendo este artigo do Grupo Proseg para entender melhor!

Quais fatores de segurança devo avaliar antes de abrir um comércio?

1- Histórico do local

Antes de abrir um comércio, é preciso investigar o histórico da região pretendida em relação à segurança. Ou seja, coletar informações que indiquem se aquela área é realmente tranquila ou se apresenta sinais de perigo, como alto índice de roubos e furtos. Caso haja fortes indícios de criminalidade no local, é bom repensar.

Você pode conversar com os vizinhos comerciantes para conhecer melhor o lugar através dos olhos de quem já trabalha ali. Além disso, uma ótima dica é conhecer o antigo dono do estabelecimento. Verifique quem é, o que vendia e por que saiu do ponto de venda. Acredite, essas informações podem te ajudar a ter um norte!

2- Pouca movimentação

Os locais com baixo fluxo de pessoas não são indicados para a abertura de comércios. Afinal, são mais propícios a sofrerem com roubos, furtos, invasões, depredações e outros crimes. Alguns exemplos de lugares que devem ser evitados são: corredores sem saídas, últimos andares de prédios e ruas desertas.

Além da sensação de insegurança, regiões pouco movimentadas também não são boas para o negócio: quanto menos clientes por perto, menor é o resultado das vendas.

Sendo assim, pense muito bem antes de abrir um comércio! Sempre prefira regiões densamente habitadas e com um alto fluxo de pessoas circulando todos os dias.

3- Má iluminação

As lojas de rua são um dos comércios que mais sofrem com o descaso do governo em relação à iluminação pública. É comum encontrarmos praças, logradouros e outros locais de uso comum mal iluminados à noite. Isso representa um grande perigo para os comerciantes, já que a sensação de insegurança tende a se multiplicar!

Nesse sentido, é importante visitar o futuro ponto comercial ao entardecer para checar as condições de luminosidade da região. Observe se há um bom sistema de iluminação noturna nos postes ao redor do imóvel. Caso não tenha, será muito difícil realizar a proteção da loja e visualizar possíveis delitos e contratempos. Sendo assim, descarte a opção imediatamente!

6 recursos que elevam o nível de segurança no comércio

  • Circuito Fechado de Televisão (CFTV);
  • central de monitoramento 24 horas;
  • sistema de controle de acesso;
  • sistema de alarmes;
  • sistema de detecção de intrusos;
  • segurança patrimonial.

O Grupo Proseg pode proteger inteiramente o seu negócio!

Vai abrir um comércio e está pensando em alternativas eficazes para proteger seus clientes, seus funcionários e seu patrimônio? Conte conosco!

O Grupo Proseg é uma empresa de vigilância no RJ especializada em garantir a segurança de comércios e outros negócios. Podemos elaborar um plano de segurança preventiva e corretiva, de acordo com as suas necessidades.

Entre em contato conosco e saiba como podemos ajudar a proteger seu maior bem!

Gostou deste artigo? Acompanhe as últimas novidades em nosso blog: