Confira 4 itens de segurança que todo condomínio precisa ter

Homem ajeitando a câmera de monitoramento, um dos itens de segurança para condomínio

Hoje, morar em um edifício residencial é a solução que muitas pessoas encontram para escapar da violência nos centros urbanos. Nesse sentido, a gestão do condomínio é responsável por prover os itens de segurança necessários para resguardar moradores e visitantes. Pensando na importância do assunto, o Grupo Proseg listou todos os elementos indispensáveis para garantir a proteção do prédio como um todo. Fique atento à nossa lista!

Anote: 4 itens de segurança que não podem faltar no condomínio

1. Câmeras de segurança

As câmeras de segurança têm um grau elevado de relevância dentro dos condomínios. Elas são indicadas para locais onde existam pessoas monitorando-as 24 horas por dia. Ou seja, profissionais capacitados que observam a movimentação de moradores e visitantes através dos equipamentos de imagem.

Geralmente, os condomínios usam câmeras de gravação para registrar momentos. Nesse caso, elas possuem pouca funcionalidade no quesito de segurança preventiva. Esse modelo é diferente do Circuito Fechado de Televisão (CFTV), que corresponde às câmeras de monitoramento. O sistema transmite as imagens a uma central de monitoramento instantaneamente, garantindo a vigilância da propriedade em tempo real.

2. Controle de acesso

Um dos itens de segurança que conseguem frustrar situações de assaltos condominiais é o sistema de controle de acesso. Para isso, são usadas ferramentas eletrônicas que realizam a gestão do fluxo de pessoas e impedem a entrada de indivíduos não autorizados ao local.

Os recursos tecnológicos mais usados para controle de acesso são: biometria, leitura da íris, identificação por senha, cartão de acesso e reconhecimento facial.

Além da tecnologia, outro elemento é usado para realizar a gestão de entrada e saída de pessoas: a presença do porteiro. O profissional é responsável por coletar dados e documentos dos visitantes, bem como analisar fatores de permissão de entrada de desconhecidos.

3. Sistema de alarme

O sistema de alarme é um dos itens de segurança primordiais para condomínios. Ele funciona da seguinte forma: os sensores de presença detectam movimentação na propriedade, as sirenes são acionadas e a central de monitoramento recebe o aviso de emergência. Então, os operadores agem rapidamente, notificando as autoridades e enviando agentes de segurança ao local.
Instalar um sistema de alarme no condomínio garante ótimas vantagens:

  • inibe possíveis ações de infratores;
  • sinaliza invasões de forma ágil;
  • identifica quebras de barreiras de acesso;
  • avisa ao cliente sobre a ocorrência;
  • aciona as autoridades necessárias.

4. Procedimentos de segurança

A prevenção é a melhor medida de proteção que você pode adotar no seu condomínio. Nesse sentido, destaca-se a elaboração de procedimentos padrões de segurança que devem ser respeitados pelos moradores e funcionários.

Dependendo dos acordos e combinados estipulados em consonância entre todos, pode-se elevar ou reduzir o grau de segurança dentro da propriedade. Por exemplo: a entrada de entregadores de delivery de comida pode ser um fator de baixo nível de segurança.

Portanto, é preciso criar as regras de segurança, deixá-las expostas em local visível e conscientizar todas as pessoas sobre a sua importância.

Não deixe este elemento de fora da sua lista de itens de segurança, pois ele pode fazer toda a diferença no dia a dia do condomínio!

Mantenha seu condomínio protegido com a nossa ajuda!

O Grupo Proseg oferece os melhores itens de segurança para resguardar todos os frequentadores do seu condomínio! Nossas soluções incluem segurança eletrônica e segurança patrimonial com foco em proteção de bens e pessoas. Podemos criar um projeto de segurança ideal para as suas necessidades. Entre em contato conosco e peça já seu orçamento!

Quer se aprofundar no assunto sobre segurança em condomínio? Acompanhe as últimas novidades em nosso blog: