Entenda como fazer a limpeza escolar de volta às aulas!
Atenção! Se você é administrador de uma escola ou creche, deve ler este artigo antes que as aulas retornem! Você sabia que é necessário fazer uma limpeza escolar para preparar o local para a volta às aulas? Pois é. Manter a higiene do espaço é essencial para garantir o conforto e bem-estar dos alunos, professores e outros funcionários. Além disso, ainda contribui para a segurança e saúde dos pequenos, evitando contato com ácaros e sujeira. Ademais, manter o ambiente limpo impacta diretamente no desempenho dos alunos. Por isso, não pode faltar!
Quer saber como fazer a limpeza escolar? A seguir, o Grupo Proseg dá algumas dicas. Confira!
Como garantir a limpeza escolar no volta às aulas?
1) Faça a limpeza dos pisos
Manter o chão limpo é essencial no dia a dia. Afinal, nas férias, a poeira pode ter se acumulado, bem como gordura. Assim, torna-se prejudicial tanto para a saúde respiratória dos alunos, quanto reduz a segurança dos pequenos, já que o chão gorduroso pode se tornar escorregadio. Por isso, mantenha os pisos limpos em toda a extensão da escola ou creche!
Para isso:
- remova o pó solto com a vassoura e o aspirador;
- com auxílio de um pano, use uma mistura de água com detergente para limpar;
- passe um esfregão para soltar a sujeira;
- passe um pano limpo e úmido para remover qualquer resíduo de sabão;
- use um pano seco para secar o piso.
2) Cuide da mobília
A mobília não pode ser esquecida! Quadros, mesas e cadeiras devem ser limpos regularmente e, caso isso não tenha sido possível, é fundamental no preparo para o volta às aulas! Por isso, utilize panos úmidos com a mistura citada no tópico anterior, ou álcool, para retirar pó, pedaços de papel, resíduos de borracha e lápis dessas superfícies.
Não esqueça de desinfetar corrimões e maçanetas!
3) Dê atenção para áreas essenciais
Existem alguns cômodos ou áreas da escola, ou de qualquer lugar que é frequentado diariamente, que podem receber atenção especial. Lugares como banheiros e vestiários, bem como cozinhas, refeitórios e cantinas, devem ser bem higienizados. É onde a biossegurança é essencial, e deve-se ter mais cuidado com contaminação cruzada. Por isso, deixe essas áreas no topo da lista da limpeza escolar.
4) Não esqueça as prateleiras
E a biblioteca? Essa área também precisa de cuidados. Não pode ser esquecida! No período de férias, é comum que ninguém entre ali para fazer a manutenção. Por isso, para evitar alergias respiratórias por conta do acúmulo de poeira, por exemplo, é necessário que ocorra uma higienização dessa área, em prateleiras. Cada livro e prateleira devem receber atenção!
5) Cuide, também, das áreas externas
As áreas externas da escola exigem uma atenção especial para garantir um ambiente seguro e acolhedor para o retorno dos alunos. Comece varrendo o pátio e removendo qualquer lixo ou detritos que possam ter se acumulado durante o período de férias. Em seguida, cuide da manutenção do jardim. Essa limpeza e manutenção das áreas externas não só embeleza o ambiente escolar, mas também proporciona um espaço seguro para as atividades recreativas dos alunos.
Atenção! É essencial inspecionar brinquedos e equipamentos de playground para assegurar que estão em boas condições e seguros para uso.
Contrate ajuda especializada para ajudar!
Quer garantir uma limpeza escolar eficiente antes da volta às aulas? O Grupo Proseg ajuda! Somos uma empresa que oferece serviços de facilities terceirizados, como a limpeza terceirizada. Enviamos uma equipe qualificada e experiente para ajudar você na missão de manter a escola ou a creche em perfeitas condições para o retorno dos alunos. Garantimos, ainda, o uso dos melhores materiais. Também oferecemos vigilância e segurança para escolas.
Conte conosco e garanta resultados de excelência. Entre já em contato!