Limpeza e conservação são temas fundamentais na formação de um ambiente saudável. De acordo com uma pesquisa realizada pela Universidade Warwick, no Reino Unido, funcionários felizes, que sentem-se bem com o ambiente e com o trabalho desenvolvido, tendem a ser 12% mais produtivos do que os demais. Pensando nisso, produzimos este artigo para que você conheça os tipos de limpeza técnica que podem são aplicadas na higienização da sua empresa. Continue a leitura e veja os atributos de cada uma delas!
A limpeza concorrente é um dos tipos de limpeza técnica. Trata-se de uma proposta de higiene que busca assegurar a manutenção, abastecimento e reposição de itens como sabonetes, papel higiênico e outros produtos. Por essa razão, é bastante comum vê-la associada aos demais tipos de limpeza em corporações.
Lembramos que a limpeza concorrente não só repõe os itens como também faz a retirada de resíduos.
Enquanto a limpeza concorrente fica com a retirada e manutenção dos produtos, a limpeza terminal fica a cargo da completa desinfecção. Ou seja, promove o impedimento da proliferação de bactérias nas áreas que podem ser críticas, semicríticas e não-críticas. Esta classificação é dada em função dos graus de sujidade que compreendem os níveis de riscos oferecidos ao profissional na hora de efetuá-la.
A limpeza manual úmida é um dos tipos de limpeza técnica que pode ser entendida como uma variação da limpeza terminal. Os materiais usados para a realização dela são: água limpa, detergente neutro e pano macio. Estes produtos itens o desgaste das superfícies que receberão este modelo de limpeza.
A limpeza manual úmida é indicada para paredes, pisos e equipamentos de grande porte. Contudo, ainda assim, tem limitação para sujidades de muita aderência porque não contém todos os métodos necessários para a remoção completa de sujeira.
Enquanto o responsável pela limpeza úmida deve apenas umedecer o pano e passá-lo sobre as superfícies, na limpeza molhada o procedimento deverá ser o espalhamento. Isso é, o processo neste tipo consiste em lançar a solução de detergente neutro no solo, esfregá-lo e fazer o enxágue para levar a sujeira diretamente para o ralo.
A limpeza manual molhada tem mais capacidade de fazer a retirada de sujidades com maior aderência do solo do que a limpeza manual úmida.
Por último, mas não menos importante, a limpeza seca também participa dos tipos de limpeza técnica em diversos ambientes. Consiste na varredura dos pátios, estacionamentos e ambientes internos, além da retirada de poeira. Pode ser feito tanto com vassouras apropriadas quanto com aspiradores.
Vale lembrar que é um tipo que garante menor esforço físico por parte do trabalhador e oferece menor risco de contaminação.
O Grupo Proseg conta com equipe capacitada para realizar todos os tipos de limpeza técnica em empresas no Rio de Janeiro. Somos referência em empresa de limpeza e conservação do RJ! Nossa atuação visa aumentar o nível de produtividade de seus colaboradores e conferir maior segurança para saúde deles. Entre em contato conosco e escolha uma empresa com boa gestão para lhe auxiliar!
Leia artigos sobre limpeza e segurança em nosso blog. Veja:
Este artigo apresenta 4 soluções em segurança eletrônica para melhorar a segurança do seu negócio!
Já ouviu falar sobre agente de serviços gerais, mas não sabe quais as funções desse…
Você sabe o que é ProsegTec? Nesse artigo explicamos tudo sobre esse segmento de segurança…
Não sabe se é permitido o uso de câmera de segurança em creche? No artigo…
Você sabe quais foram as alterações feitas no Estatuto da Segurança Privada? Confira as novidades!
Descubra como a inteligência artificial para câmeras de segurança está revolucionando a segurança eletrônica. Confira…