Se você é administrador de empresas, certamente já se deparou com a situação onde a segurança do local foi posta em risco. Neste momento, sua atitude deve ser de repensar soluções que facilitem a manutenção do bem-estar dos funcionários e demais pessoas que frequentam o local. Com isso, perdas serão reduzidas e as instalações permanecerão resguardadas. Sendo assim, saber o que é segurança patrimonial irá te ajudar a ter visão mais clara sobre o tema quando for requerida atenção para esta vertente. Deseja saber mais? Prossiga a leitura deste artigo!
Ao pensar o que é segurança patrimonial, tenha em mente que não se trata apenas de um método. Contudo, devem ser consideradas diversas medidas que juntas formarão um conjunto capaz de resguardar o patrimônio de todos os danos e outros transtornos possíveis. Dessa maneira, toda vez que é aplicada de forma correta resulta em manutenção da integridade local e garantia de defesa dos frequentadores.
Aqui, portanto, consideramos danos como: furtos, incêndios, roubos e demais ações que têm a competência de causar perdas materiais. Já outros transtornos correspondem a prejuízos financeiros, sabotagem, espionagem e atividades que considerem valor monetário.
A segurança patrimonial é uma área da segurança destinada à proteção de patrimônios. Ou seja, refere-se ao conjunto de medidas protetivas que são aplicadas com o objetivo de prevenir riscos e ocorrências à propriedade. Dentro deste cenário, os profissionais também atuam para preservar a incolumidade física das pessoas.
As atividades de segurança patrimonial incluem:
O serviço de segurança patrimonial atende a diversos objetivos específicos com a finalidade de deixar a propriedade resguardada. Veja:
Como dissemos anteriormente, o que é segurança patrimonial passa pelo crivo de consideração do conjunto de recursos. Logo, a funcionalidade padrão poderá ser dada nos seguintes níveis:
A união dos níveis citados deixa a segurança patrimonial mais completa e capaz de produzir soluções eficientes para diversos transtornos.
Indústria, comércio e habitação são segmentos onde a segurança patrimonial tem bastante adesão.
Nestes ramos, a segurança patrimonial focada em administração, por exemplo, será voltada para a construção de uma política reguladora onde normas, gerenciamento de risco e planejamento estejam presentes.
O regimento voltado para a segurança física, por outro lado, dispõe de animais treinados, equipe de vigilância, instalação de recursos eletrônicos e mais. Em último, a inteligência será voltada para acompanhamento constante para avaliar ameaças ou perigos iminentes.
Nesta perspectiva, todos os recursos que correspondem ao o que é segurança patrimonial dispõem aplicações nos setores de indústria, comércio e habitação.
Depois de entender o que é segurança patrimonial, você deve prestar muita atenção na hora de contratar uma empresa do ramo. Hoje, muitas organizações vendem serviços de segurança quando, na verdade, nem podem oferecer esse tipo de serviço. Para não cair em armadilhas, você deve buscar por empresas de segurança patrimonial que sejam legalizadas e regulamentadas pela Polícia Federal.
Acesse o link e faça a Consulta de Empresas / Declarações no site da Polícia Federal.
Além disso, outros fatores acerca da empresa de segurança patrimonial também devem ser verificados. Por exemplo: estrutura, referências, custo-benefício, alvará de funcionamento, cumprimento dos deveres legais, padrão de qualidade e mão de obra.
Uma empresa de segurança deve obedecer algumas exigências legais para que seu funcionamento seja permitido. É preciso que a organização siga o que diz a Portaria Nº 3.233/2012-DG/DPF, que estabelece normas para as atividades de segurança privada.
Ao contratar uma empresa de segurança patrimonial irregular, você corre sérios riscos. Geralmente, as organizações clandestinas desrespeitam as normas da Polícia Federal e as leis trabalhistas, fiscais, cíveis e previdenciárias.
Você, enquanto contratante, pode ser autuado por passivos trabalhistas. Isto ocorre porque as empresas não regularizadas possuem funcionários sem contrato firmado, não recolhem FGTS dos colaboradores, entre outras irregularidades. Além disso, o contratante ainda é passível de ser responsabilizado na esfera cível e penal por danos causados ou sofridos por prestadores de serviços.
Depois de ter conhecido informações sobre o que é segurança patrimonial, não hesite em contratar uma empresa regularizada. Algumas companhias fazem propostas de baixo custo, que são aparentemente atrativas, mas não atuam com o profissionalismo necessário.
O Grupo Proseg vai de encontro a esta afirmação. Fundada em 1987, o tradicionalismo tem sido uma das nossas marcas principais. Provemos soluções personalizadas em segurança patrimonial no RJ para que sua empresa seja atendida com respeito e ética. Nos colocamos à disposição para apresentar nossos documentos de regularização a todos os nossos clientes e futuros clientes.
Nossa empresa de segurança no Rio de Janeiro também disponibiliza equipes de serviços gerais, segurança eletrônica e muito mais!
Este artigo apresenta 4 soluções em segurança eletrônica para melhorar a segurança do seu negócio!
Já ouviu falar sobre agente de serviços gerais, mas não sabe quais as funções desse…
Você sabe o que é ProsegTec? Nesse artigo explicamos tudo sobre esse segmento de segurança…
Não sabe se é permitido o uso de câmera de segurança em creche? No artigo…
Você sabe quais foram as alterações feitas no Estatuto da Segurança Privada? Confira as novidades!
Descubra como a inteligência artificial para câmeras de segurança está revolucionando a segurança eletrônica. Confira…