Quando falamos em segurança, algumas medidas e profissões logo nos vêm à cabeça. O vigilante é uma dessas. Mas, e o vigia? Será que tem diferença? No artigo de hoje, o Grupo Proseg trouxe uma dúvida que muitas pessoas têm sobre as diferenças estabelecidas entre os dois profissionais: vigia e vigilante. Leia o texto e entenda as reais funções de cada um desses colaboradores!
Em primeiro lugar, temos que entender que cada um possui tarefas e funções distintas. Por isso, vamos separar cada um deles para você entender melhor as diferenças entre um vigia e vigilante.
A principal diferença entre vigia e vigilante é que, em geral, o vigia exerce funções de nível informal. Normalmente, o seu trabalho é relacionado à segurança de um patrimônio. Dessa forma, o profissional fica responsável por notar a entrada e saída de pessoas, além de impedir roubos ou furtos no local.
É comum o vigia escolher um local específico e estratégico para ficar durante todo o período de trabalho. Esse local deve proporcionar boa visibilidade de todo o espaço para o melhor controle.
Outro ponto importante de citar é que o vigia não usa e não tem porte de armas durante o expediente. A profissão também não exige treinamentos ou cursos de capacitação específicos para trabalhar na área. Ou seja, não tem nenhuma lei ou instituição obrigatória para exercer a profissão.
A profissão de vigilante é regida pela Lei 7.102/1983. Essa é a primeira grande diferença entre o vigia e o vigilante. O vigilante é uma profissão com contrato formal. Além disso, a profissão também é fiscalizada pela Polícia Federal e submetida às Portarias nº 3 . 233/2013, sobre as normas relacionadas às atividades de Segurança Privada.
Sendo assim, após saber que a profissão é formal, existem alguns requisitos obrigatórios para quem quer atuar na área. Os principais são:
Outro ponto que diferencia o vigia e vigilante é que, como já dissemos, o vigia preza pelo patrimônio. Já o vigilante tem como objetivo a proteção do patrimônio, assim como a vida das pessoas. Assim, ele pode ter porte de arma durante e até após o expediente.
Na verdade, não existe um melhor. Tudo depende do tipo de necessidade e da demanda. O vigia, por exemplo, pode atuar em diversos segmentos, como eventos ou condomínios. Por sua vez, o vigilante também pode atuar nessas áreas, mas pode ir além e se especializar em mais atividades. Dentre elas, está a segurança privada, escolta armada, entre outros.
Se você precisa de segurança para uma área determinada da sua empresa com dados confidenciais, por exemplo, o melhor é o vigilante. Ele ficará parado em um ponto específico, mas também pode andar para outras dependências (ação chamada de patrulha). Isso ajuda a controlar invasões, roubo e proteger o local da melhor forma. Além disso, dependendo do tamanho da empresa ou do local a ser vigiado, o plano de ação de segurança pode exigir a contratação de uma equipe e não apenas um vigilante.
Ou seja, é muito importante ter vigia e vigilante dependendo das suas necessidades. Os profissionais dão, além de uma impressão positiva, mais segurança real para empresas, pessoas e locais.
Se puder unir segurança eletrônica com a força e inteligência desses profissionais é a certeza da segurança completa.
O Grupo Proseg conta com profissionais habilitados e especializados das duas áreas e ainda podemos oferecer outras soluções para garantir a segurança da sua família, patrimônio, negócio ou ainda segurança de grandes eventos.
Oferecemos ainda soluções como modernização do sistema de segurança eletrônica, circuito fechado de câmeras, controle de acesso e muito mais.
Temos serviços personalizados de acordo com as suas necessidades. Entre em contato para conhecer mais informações sobre nossos serviços!
Este artigo apresenta 4 soluções em segurança eletrônica para melhorar a segurança do seu negócio!
Já ouviu falar sobre agente de serviços gerais, mas não sabe quais as funções desse…
Você sabe o que é ProsegTec? Nesse artigo explicamos tudo sobre esse segmento de segurança…
Não sabe se é permitido o uso de câmera de segurança em creche? No artigo…
Você sabe quais foram as alterações feitas no Estatuto da Segurança Privada? Confira as novidades!
Descubra como a inteligência artificial para câmeras de segurança está revolucionando a segurança eletrônica. Confira…