Quando falamos em segurança, algumas medidas e profissões logo nos vêm à cabeça. O vigilante é uma dessas. Mas, e o vigia? Será que tem diferença? No artigo de hoje, o Grupo Proseg trouxe uma dúvida que muitas pessoas têm sobre as diferenças estabelecidas entre os dois profissionais: vigia e vigilante. Leia o texto e entenda as reais funções de cada um desses colaboradores!
Em primeiro lugar, temos que entender que cada um possui tarefas e funções distintas. Por isso, vamos separar cada um deles para você entender melhor as diferenças entre um vigia e vigilante.
A principal diferença entre vigia e vigilante é que, em geral, o vigia exerce funções de nível informal. Normalmente, o seu trabalho é relacionado à segurança de um patrimônio. Dessa forma, o profissional fica responsável por notar a entrada e saída de pessoas, além de impedir roubos ou furtos no local.
É comum o vigia escolher um local específico e estratégico para ficar durante todo o período de trabalho. Esse local deve proporcionar boa visibilidade de todo o espaço para o melhor controle.
Outro ponto importante de citar é que o vigia não usa e não tem porte de armas durante o expediente. A profissão também não exige treinamentos ou cursos de capacitação específicos para trabalhar na área. Ou seja, não tem nenhuma lei ou instituição obrigatória para exercer a profissão.
A profissão de vigilante é regida pela Lei 7.102/1983. Essa é a primeira grande diferença entre o vigia e o vigilante. O vigilante é uma profissão com contrato formal. Além disso, a profissão também é fiscalizada pela Polícia Federal e submetida às Portarias nº 3 . 233/2013, sobre as normas relacionadas às atividades de Segurança Privada.
Sendo assim, após saber que a profissão é formal, existem alguns requisitos obrigatórios para quem quer atuar na área. Os principais são:
Outro ponto que diferencia o vigia e vigilante é que, como já dissemos, o vigia preza pelo patrimônio. Já o vigilante tem como objetivo a proteção do patrimônio, assim como a vida das pessoas. Assim, ele pode ter porte de arma durante e até após o expediente.
Na verdade, não existe um melhor. Tudo depende do tipo de necessidade e da demanda. O vigia, por exemplo, pode atuar em diversos segmentos, como eventos ou condomínios. Por sua vez, o vigilante também pode atuar nessas áreas, mas pode ir além e se especializar em mais atividades. Dentre elas, está a segurança privada, escolta armada, entre outros.
Se você precisa de segurança para uma área determinada da sua empresa com dados confidenciais, por exemplo, o melhor é o vigilante. Ele ficará parado em um ponto específico, mas também pode andar para outras dependências (ação chamada de patrulha). Isso ajuda a controlar invasões, roubo e proteger o local da melhor forma. Além disso, dependendo do tamanho da empresa ou do local a ser vigiado, o plano de ação de segurança pode exigir a contratação de uma equipe e não apenas um vigilante.
Ou seja, é muito importante ter vigia e vigilante dependendo das suas necessidades. Os profissionais dão, além de uma impressão positiva, mais segurança real para empresas, pessoas e locais.
Se puder unir segurança eletrônica com a força e inteligência desses profissionais é a certeza da segurança completa.
O Grupo Proseg conta com profissionais habilitados e especializados das duas áreas e ainda podemos oferecer outras soluções para garantir a segurança da sua família, patrimônio, negócio ou ainda segurança de grandes eventos.
Oferecemos ainda soluções como modernização do sistema de segurança eletrônica, circuito fechado de câmeras, controle de acesso e muito mais.
Temos serviços personalizados de acordo com as suas necessidades. Entre em contato para conhecer mais informações sobre nossos serviços!
Você conhece as vantagens da segurança eletrônica para empresa? No artigo, o Grupo Proseg te…
No artigo, o Grupo Proseg te mostra a importância do monitoramento com câmera em shopping!
No artigo, o Grupo Proseg te mostra 6 benefícios de contratar um serviço de recepção…
No artigo, o Grupo Proseg te mostra como funciona o controle de acesso na segurança…
No artigo, o Grupo Proseg te mostra 5 benefícios de contratar o serviço de segurança…
Cuidar da saúde também envolver o cuidado com a segurança. Veja por que usar câmeras…